Pós em Aconselhamento Bíblico

Até meados do século XX a tarefa pastoral incluía o aconselhamento bíblico. Com o avanço do pensamento humanista sobre as estruturas teológicas, esta responsabilidade foi relegada à psicologia. Todavia, o cuidar e o aconselhar andam juntos na tarefa pastoral, havendo necessidade de se resgatar esta dinâmica na comunidade eclesiástica. Assim, este curso visa formar conselheiros cristãos aptos a ajudar pessoas em suas crises existenciais, à luz da Palavra de Deus.

 

Categoria

Descrição

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ACONSELHAMENTO BÍBLICO

1. Identificação do projeto
2. Caracterização do curso
3. Justificativa e objetivos do curso
4. Estrutura e funcionamento do curso
5. Cronograma das Disciplinas e Corpo Docente:
6. Corpo Docente
7. Bibliografia
  • Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Aconselhamento Bíblico
  • Grande área: Teologia
  • Coordenador do curso e sua titulação: Airton Williams (Mestre em Teologia; pós-graduado em Ciências da Religião; Especialização em Aconselhamento Bíblico)

 

  • Período de realização:

- O curso tem 10 (dez) disciplinas e será ministrado em 10 (dez) módulos, um para cada disciplina.

- O curso tem 18 meses de duração, sendo 12 (doze) para realização dos estudos e mais 6 (seis) para apresentação de TCC.

- Ao final do curso será exigida a elaboração e apresentação de um TCC, contendo entre 15 – 60 páginas, que deverá ser entregue no prazo de até seis meses após a conclusão da última disciplina cursada.

  • Carga horária: 420 horas
  • Horário: 1 vez por mês, de quarta à sexta, das 19:30 às 22:30, e sábado das 8:00 às 12:00
  • Tipo: Especialização/Pós-graduação Lato Sensu
  • Periodicidade do curso: mensal
  • Modalidade do curso: Presencial
  • Público alvo: Pastores, líderes religiosos, pregadores leigos, psicólogos e ao público em geral que tenham diploma reconhecido pelo MEC de bacharelado em Teologia ou áreas afins.

Até meados do século XX a tarefa pastoral incluía o aconselhamento bíblico. Com o avanço do pensamento humanista sobre as estruturas teológicas, esta responsabilidade foi relegada à psicologia. Todavia, o cuidar e o aconselhar andam juntos na tarefa pastoral, havendo necessidade de se resgatar esta dinâmica na comunidade eclesiástica. Assim, este curso visa formar conselheiros cristãos aptos a ajudar pessoas em suas crises existenciais, à luz da Palavra de Deus.

  • Objetivos do curso:

(1)  Objetivo Geral: Capacitação de conselheiros que saibam interpretar os problemas existenciais à luz da Palavra de Deus, e orientar os aconselhandos num processo de libertação e crescimento espiritual.

(2)  Objetivos Específicos:

  • Fomentar a elaboração de uma metodologia bíblica na abordagem dos conflitos existenciais;
  • Construir referenciais teóricos e práticos na solução de conflitos à luz da Palavra de Deus.
  • Fundamentar, biblicamente, uma perspectiva antropológica que ajude a compreender a personalidade humana e seus conflitos.

 

  • Processo seletivo
    • Pré-requisito: Graduação reconhecida pelo MEC.
    • Inscrições: Serão feitas mediante a apresentação do certificado de conclusão do curso de graduação, reconhecido pelo MEC. No ato da inscrição deverá ser apresentado o curriculum vitae e agendadas as datas para a entrevista com o coordenador do curso e o exame seletivo.
    • Processo de avaliação: O desempenho do aluno será aferido através dos trabalhos de conclusão de cada módulo, seminários, artigos e demais atividades constantes dos programas das disciplinas.
    • Trabalho de Conclusão de Curso: Monografia, artigos e afins, elaborados pelo aluno, em tempo hábil, com orientação e acompanhamento de um professor, indicado pelo coordenador do curso, contendo entre 15-60 páginas, que será apresentada a uma Banca Examinadora e diante dela defendida.
    • Investimento: 16 parcelas de R$ 279,00 (duzentos e cinquenta reais). O aluno que efetuar seu pagamento até o dia 10 de cada mês, obterá um desconto de 10% reduzindo sua parcela para R$ 251,10.

 

  1. Metodologia da pesquisa científica (30 h/a): Visão da Ciência e Método Científico com ênfase na execução de pesquisas e na produção de trabalhos científicos.
  2. Metodologia do Ensino Superior: Reflexão sobre o processo educacional no Ensino Superior e sua importância no contexto social considerando o significado e o valor da metodologia no fazer docente do Ensino Superior
  3. Fundamentos Bíblicos-Teológicos do Aconselhamento Bíblico (30 h/a): Descrição dos fundamentos bíblicos que sustentam o aconselhamento.
  4. Teoria da Personalidade à Luz da Bíblia (30 h/a): Estudo da personalidade humana à luz da Bíblia em diálogo crítico com a psicologia.
  5. Princípios e Procedimentos no Aconselhamento Bíblico (45 h/a): Estudo dos princípios e procedimentos no aconselhamento bíblico.
  6. Pregação e Aconselhamento Bíblico (30 h/a): Estudo da pregação como ferramenta de aconselhamento.
  7. Aconselhamento Bíblico de Casais em casos de crise (45 h/a): Estudo dos principais conflitos familiares e suas intervenções bíblicas.
  8. Aconselhamento Bíblico em Casos de Hábitos Escravizadores: estudo da dinâmica dos hábitos escravizadores e os procedimentos de intervenção bíblica.
  9. Aconselhamento Bíblico e Bipsiquiatria: Estudo das patologias que originam problemas psicológicos e das doenças psicossomáticas
  10. Aconselhamento Bíblico e os Transtornos da Sexualidade: Estudo da natureza, propósito e distúrbios da sexualidade à luz da Bíblia.

 

Pastor, Mestre, Airton Williams - Mestre em Teologia Exegética do Antigo Testamento pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (2003), pós-graduado em Ciências da Religião e em Língua Portuguesa pela FACETEN, mestrando em Letras, com ênfase em Linguística Textual, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Áreas de Pesquisa: línguas bíblicas (hebraico e grego), exegese, teologia bíblica, gênesis, hermenêutica e teologia, e linguística textual, com pesquisa em Análise do Discurso, Intertextualidade e Interdiscursividade e Gramática Funcional. Autor de vários livros publicados pelas Editoras Fonte Editorial e Sebi. Pastor da Igreja Cristã de Confissão Reformada. Membro da Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos.

 

 

 

 

Pastor, Especialista Alex Wellington - Graduado em Bacharel em Teologia - Seminário Teológico Batista do Ceará (2005) e graduação em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (2010). Pós graduado em Teologia Bíblica pela Faculada Mauá - DF. é Exegeta Bíblico formado pela Sociedade de Estudos Bíblicos Interdisciplinares - DF. Atualmente é docente da Sociedade de Estudos Bíblicos Interdisciplinares. Conselheiro Bíblico. Pastor da Igreja Bíblica Reformada da Aliança IBRA

 

 

 

 

 

 

Pastor, Dr. Alexandre Mendes, Sacha. – É pastor da Igreja Batista Maranata em São José dos Campos, SP e professor visitante em alguns seminários e conferências em áreas relacionadas à juventude, aconselhamento bíblico e ministério pastoral. Sacha é bacharel em Economia pela Universidade São Paulo, bacharel em teologia com ênfase em ministério pastoral pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida, mestre em Aconselhamento Bíblico – M.A. – pelo The Master’s College (Santa Clarita, CA, EUA), mestre em divindade – M. Div. – pelo Faith Bible Seminary (Lafayette, IN, EUA) e doutorando em ministério com ênfase em exposição bíblica – D. Min. – pelo Southeastern Baptist Theological Seminary (Wake Forest, NC, EUA). É co-autor dos livros “O Namoro e o Noivado que Deus Sempre Quis” (2013) e “Perguntas e Respostas Sobre o Namoro e Noivado que Deus Sempre Quis” (2015), ambos pela editora Hagnos.

 

Douglas Sborowski: Pastor da Igreja Presbiteriana Central de Ribeirão Preto. Cursou teologia no Seminário Bíblico Palavra da Vida (1989-1991) onde também fez o mestrado com ênfase em  Ministério de Famílias (2008-2009). Cursou o NUTRA – Núcleo de Treinamento, Recursos e Aconselhamento Bíblico (SP) – 2004 e atua em seu ministério pastoral. É bacharel em Administração de Empresas pela UNIARA – Centro Universitário de Araraquara (2001-2004).

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Henrique Tavares: Pastor no Templo Batista Bíblico de São José dos Campos-SP; Formado em Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná; Mestrado em Teologia do Antigo Testamento pelo Seminário Batista Logos; Pós-graduado em Educação pela Universidade Braz Cubas, cursando Mestrado em Aconselhamento Bíblico no CETEVAP. Casado com Aline Bueno Tavares; pai de Arthur Henrique e Thales Henrique.

 

 

 

 

 

 

 

Pastor, Mestre, Walace Juliare - Bacharel em Teologia pelo Seminário Biblico Palavra da Vida e pela Faculdade Sul Americana. Mestre em Ministérios Eletivos pelo SBPV, cursando Mestrado em Aconselhamento Bíblico no CETEVAP. Pastor do Templo Batista Biblico e Professor do Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba.

 

ADAMS, Jay E. Conselheiro Capaz. São Paulo: Editora Fiel.

____________. Manual do Conselheiro Cristão. São Paulo: Editora Fiel.

____________. Teologia do Aconselhamento Cristão. Ceará: Peregrino

BABLER, John e ELLEN, Nicolas. (Organizadores). Fundamentos Teológicos do Aconselhamento Bíblico e Suas Aplicações Práticas. São Paulo: Nutra Publicações.

FITZPATRICK, Elyse. Ídolos do Coração. São Paulo: Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos.

GOMES, Wadislau Martins. Aconselhamento Redentivo. São Paulo: Cultura Cristã.

KELLEMEN, Bob, MACDONALD, James MacDonald, e VIARS Steve. Aconselhamento Biblico Cristocêntrico. São Paulo: EBR

LAMBERT, Heath. Teologia do Aconselhamento Bíblico. Ceará: Peregrino.

MacARTHUR, John e WAYNE, A. Mack. Introdução ao Aconselhamento Bíblico. São Paulo: Hagnos.

POWLISON, David. Ídolos do coração e feira das vaidades. Brasília: Refúgio.

________________. Uma Nova Visão. São Paulo: Cultura Cristã

TRIPP, Paul. Instrumentos nas Mãos do Redentor. São Paulo: Nutra.

[1] Esta é uma bibliografia básica na área do Aconselhamento Bíblico; cada disciplina terá sua própria bibliografia, indicada pelos seus professores.