Pós em Metodologia Exegética

A exegese, enquanto ciência que se dedica à compreensão do significado de um texto à luz das suas múltiplicas perspectivas intencionadas por seu(s) autor(es), é ferramenta de trabalho sine qua non para o exercício e produção teológica que pretenda ser, de fato, bíblica.

 

Categoria

Descrição

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU METODOLOGIA EXEGÉTICA DA BÍBLIA

  1. Identificação do projeto
  • Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia Exegética da Bíblia
  • Grande área: Teologia
  • Coordenador do curso e sua titulação: Airton Williams (Mestre em Teologia Exegética; pós-graduado em Ciências da Religião)
  1. Caracterização do curso
    • Período de realização: O curso tem 10 (dez) disciplinas e será ministrado em 10 (dez) módulos, um para cada disciplina. Os módulos específicos terão a duração de oito encontros; os módulos gerais, seis encontros.
    • Ao final do curso será exigida a elaboração de um TCC, contendendo entre 15 – 60 páginas, que deverá ser entregue no prazo de até seis meses após a conclusão da ultima disciplina cursada.

O cronograma anexo oferece uma visão completa das disciplinas, datas e tempo para entrega dos trabalhos.

  • Carga horária: 420 horas
  • Carga horária: 420 horas
  • Horário: 1 vez por mês, de quinta à sexta, das 19:30 às 22:30, e sábado das 8:00 às 17:00
  • Tipo: Especialização/Pós-graduação Lato Sensu
  • Periodicidade do curso: mensal
  • Modalidade do curso: Presencial
  • Público alvo: Pastores, comunicadores religiosos, pregadores leigos e ao público em geral; portadores de diploma reconhecido pelo MEC de bacharelado em Teologia ou áreas afins.
  1. Justificativa e objetivos do curso
  • Justificativa:

A exegese, enquanto ciência que se dedica à compreensão do significado de um texto à luz das suas múltiplicas perspectivas intencionadas por seu(s) autor(es), é ferramenta de trabalho sine qua non para o exercício e produção teológica que pretenda ser, de fato, bíblica.

Todavia, com o advento do Pós-Modernismo e o relativismo dos “sentidos”, a compreensão bíblica e teológica tomou os rumos da subjetividade, dando origem, ou ressurgimento, de inúmeras doutrinas heterodoxas no cristianismo atual.

Diante deste desafio, restagar a relevância e a compreensão da Exegese Bíblica como ferramenta essencial do trabalho do pastor, que expõe a Palavra de Deus, e do teólogo, que perscruta a compreensão doutrinária das Escrituras, é de suma urgência em nossos dias.

Entretanto, a própria metodologia exegética precisa de revisão, visto que muitos dos pressupostos assumidos até o dia de hoje se mostram falhos à luz da compreensão e grandeza das dinâmicas de sentidos produzidos e observados no texto a partir da intenção do seu autor.

Assim, esta Pós-Graduação visa atualizar o processo exegético por meio de um diálogo interdisciplinar com a Linguística-Funcionalista e a Análise do Discurso.

  • Objetivos do curso:

(1)  Objetivo Geral: Atualização e aprofundamento na área de metodologia exegética da Bíblia, visando um diálogo interdisciplinar com as demais áreas do estudo linguístico-textual que facilite a correta interpretação do texto bíblico.

(2)  Objetivos Específicos:

  • Rever os principais procedimentos da exegese bíblica à luz das novas abordagens;
  • Interagir o processo exegético clássico com as propostas advindas da Análise do Discurso.
  • Estabelecer princípios sólidos para a construção de uma metodologia exegética que seja interdisciplinar.

 

  1. Estrutura e funcionamento do curso
  • Processo seletivo
    • Pré-requisito: Graduação reconhecida pelo MEC.
    • Inscrições: Serão feitas mediante a apresentação do certificado de conclusão do curso de graduação, reconhecido pelo MEC. No ato da inscrição deverá ser apresentado o curriculum vitae e agendadas as datas para a entrevista com o coordenador do curso e o exame seletivo.
    • Processo de avaliação: O desempenho do aluno será aferido através dos trabalhos de conclusão de cada módulo, seminários, artigos e demais atividades constantes dos programas das disciplinas.
    • Trabalho de Conclusão de Curso: Monografia, artigos e afins, elaborados pelo aluno, em tempo hábil, com orientação e acompanhamento de um professor, indicado pelo coordenador do curso, contendo entre 30-60 páginas, que será apresentada a uma Banca Examinadora e diante dela defendida.
    • Investimento: 15 parcelas de R$ 279,00 (duzentos e setenta e nove reais). O aluno que efetuar seu pagamento em dia terá um desconto de 10% (dez procento), reduzindo sua parcela para R$ 251,10 (duzentos e cinquenta e um reais e dez centavos).
  1. Disciplinas:

Metodologia da Pesquisa Científica (30 h/a): Visão da Ciência e Método Científico com ênfase na execução de pesquisas e na produção de trabalhos científicos.

Metodologia do Ensino superior (30 h/a): Reflexão sobre o processo educacional no Ensino Superior e sua importância no contexto social considerando o significado e o valor da metodologia no fazer docente do Ensino Superior

Metodologias Exegéticas: (30 h/a): Exposição e análise crítica dos principais métodos exegéticos à luz da história e as contribuições da Linguística Funcionalista para uma revisão metodológica.

 

Teoria do Texto (30 h/a): Revisão e conceituação da natureza do texto e suas dinâmicas de sentido.

Crítica Textual da Bíblia (30 h/a): Estudo da história da transmissão manuscritológica do texto bíblico (Antigo e Novo Testamentos), e os princípios acadêmicos para o reconhecimento do texto “original” da Bíblia.

Crítica Literária da Bíblia (30 h/a): Estudo dos principais gêneros literários da Bíblia e suas implicações exegéticas.

Leitura Funcional da Bíblia (45 h/a): Estudo aplicado de linguística-funcionalista ao entendimento do desenvolvimento e progressão das ideias do autor sagrado observados na redação textual.

Estudos em Gramática Bíblica sob a ótica Funcionalista  (45 h/a): Revisão da gramática tradicional que se tem aplicado à Bíblia à luz da perspectiva linguístico-funcionalista.

Estudo do Sitz im Leben Textual (45 h/a): Estudo do ambiente histórico formativo do texto bíblico e suas implicações hermenêuticas.

Metodologia Exegética: Princípios e Procedimentos (45 h/a): Apresentação de um processo metodológico fiel à uma exegese bíblica funcionalista.

 

  1. Corpo Docente

Airton Williams: Bacharel em Teologia (Seminário Presbiteriano do Sul e Universidade Luterana do Brasil); Mestre em Teologia Exegética (Andrew Jumper-Mackenzie); Pós-Graduado em Ciências da Religião (Faceten).

Denes Izidro: Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Cristã do Brasil e Universidade Luterana do Brasil); Pós-Graduado em Paleocristianismo (UNB); Mestrando em Ciências da Religião (PUC-GO).

João Leonel: Bacharel em Teologia (Seminário Presbiteriano do Sul); Licenciado em Letras; Mestre em Ciências da Religião (Umesp); Doutor em Teoria e História Literária (UNICAMP); Pós-Doutoramento em História da Leitura (Universidade Nova de Lisboa, Portugal).

Paulo Henrique Tavares: Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista Emaús e pela Faculdade Batista do Paraná; Bacharel em Filosofia pela Universidade de Guarulhos; Licenciado em Sociologia e História pela Universidade Polis das Artes; Mestre em Teologia do Antigo Testamento pela Faculdade Logos; Doutorando em Linguística pela Universidade Nacional do Rosário (Argentina).

Pedro Evaristo: Bacharel em Teologia (Seminário Batista do Cariri e Faculdade Batista do Paraná); Mestre em Teologia (Faculdade Batista de São Paulo); Mestre em Ciências da Religião (UMESP); Doutor em Letras (USP).

 

  1. Bibliografia[1]

Brandão, Helena Nagamine. Introdução à análise do Discurso. Campinas: Unicamp, 2015.

Bruggen, Jakob Van. Para Ler a Bíblia. São Paulo: Cultura Cristã, 1998.

Carson, D. A. Os Perigos da Interpretação da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2001.

Egger, Wilhelm. Metodologia do Novo Testamento. São Paulo: Loyola, 1994.

Silva, Cássio Murilo Dias da. Metodologia de Exegese Bíblica. São Paulo: Paulinas, 2000. pp. 19-30.

 

Vv.Aa. Iniciação à Análise Estrutural. São Paulo: Paulinas, 1983.a Deus: uma abordagem multidisciplinar da leitura bíblica. São Paulo: Shedd.

 

Fee, Gordon e Stuart, Douglas. Entendes o que lês? São Paulo: Vida Nova.

 

_______________________. Manual de Exegese Bíblica. Sã Paulo: Vida Nova.

 

Koch, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

 

_____________________. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2003.

 

_____________________. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2004.

 

Longmann III, Tremper. Lendo a Bíblia com o Coração e a Mente. São Paulo: Cultura Cristã.

 

Maingueneau, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontes, 1997.

 

_____________________. Gênese dos Discursos. São Paulo: Parábolas, 2008.

 

_____________________. Elementos de Linguística para o texto Literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

 

Neves, Maria Helena de Moura. A gramática Funcional. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

 

__________________________. A vertente grega da gramática tradicional. São Paulo: UNESP, 2005.

 

Orlandi, Eni Puccinelli. Análise do Discurso: Princípios & Procedimentos. Campinas: Pontes, 2009.

 

Vanhoozer, Kevin. Há um significado neste texto? São Paulo: Vida.

 

Wegner, Uwe. Exegese do Novo Testamento: manual de metodologia. São Leopoldo: Sinodal/São Paulo: Paulus, 1998.

 

Zabatiero, Julio. Manual de Exegese. São Paulo: Hagnos, 2007.

 

 

 

[1] Esta é uma bibliografia básica na área da Teologia Sistemática; cada disciplina terá sua própria bibliografia, indicada pelos seus professores.