Pós em Pregação Expositiva

Em um tempo quando a comunicação se moderniza e avança velozmente, lançando mão de recursos da internet e técnicas de multimídia, o discurso religioso não pode ficar à margem desta realidade. Urge que o pregador da Palavra, a partir da realidade presente, esteja habilitado a usar novas formas sermônicas em velhos textos bíblicos. Os ouvintes clamam por sermões cristrocêntricos, com base bíblica, porém elaborados e comunicados de modo a alcançá-los no seu mundo significativo.

 

Categoria

Descrição

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PREGAÇÃO EXPOSITIVA

1. Identificação do Projeto
2. Justificativa e objetivos do curso
3. Estrutura e funcionamento do curso
4. Disciplinas
5. Corpo Docente
6. Bibliografia
  • Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Pregação Expositiva
  • Grande área: Teologia
  • Coordenador do curso e sua titulação: Airton Williams (Mestre em Teologia Exegética)
  • Justificativa: Em um tempo quando a comunicação se moderniza e avança velozmente, lançando mão de recursos da internet e técnicas de multimídia, o discurso religioso não pode ficar à margem desta realidade. Urge que o pregador da Palavra, a partir da realidade presente, esteja habilitado a usar novas formas sermônicas em velhos textos bíblicos. Os ouvintes clamam por sermões cristrocêntricos, com base bíblica, porém elaborados e comunicados de modo a alcançá-los no seu mundo significativo.
  • Objetivos do curso:

(1)  Objetivo Geral: Atualização e aprofundamento na área da homilética, com uma visão de novos recursos para o púlpito, visando alcançar melhores resultados na comunicação.

(2)  Objetivos Específicos:

  • Rever os passos para a elaboração de sermões com biblicidade e atualidade;
  • Buscar um melhor conhecimento dos ouvintes, visando um maior alcance com a comunicação da mensagem;
  • Discutir sobre a realidade do presente momento e a responsabilidade do pregador em comunicar com relevância;
  • Oferecer uma visão da exegese e da hermenêutica como ferramentas indispensáveis à pregação bíblica;
  • Utilizar novas formas sermônicas que tornam possível a variedade com relevância e base bíblica.
  • Estudar a relação pregação e adoração, trabalhando o lugar do sermão no culto e a possibilidade de usar os recursos da música no púlpito.
  • Considerar a importância da cristocentricidade na pregação, de modo a pregar Jesus mesmo com uma base veterotestamentária;
  • Trabalhar uma teologia da pregação, habilitando pregadores a elaborar sermões com sólido conteúdo bíblico-teológico.

- O curso tem 10 (dez) disciplinas e será ministrado em 10 (dez) módulos, um para cada disciplina.

- O curso tem 18 meses de duração, sendo 12 (doze) para realização dos estudos e mais 6 (seis) para apresentação de TCC.

- Ao final do curso será exigida a elaboração e apresentação de um TCC, contendo entre 15 – 60 páginas, que deverá ser entregue no prazo de até seis meses após a conclusão da última disciplina cursada.

  • Carga horária: 420 horas
  • Horário: 1 vez por mês, de quarta à sexta, das 19h30 às 22h30, e sábado das 8h às 12h
  • Tipo: Especialização/Pós-graduação Lato Sensu
  • Periodicidade do curso: mensal
  • Modalidade do curso: Presencial
  • Público alvo: Pastores, líderes religiosos, pregadores leigos, psicólogos e ao público em geral que tenham diploma reconhecido pelo MEC de bacharelado em Teologia ou áreas afins.
  • Investimento: 16 parcelas de R$ 279,00 (duzentos e cinquenta reais). O aluno que efetuar seu pagamento até o dia 10 de cada mês, obterá um desconto de 10% reduzindo sua parcela para R$ 251,10.
  1. Metodologia da pesquisa científica:

 Visão da Ciência e Método Científico com ênfase na execução de pesquisas e na produção de trabalhos científicos.

 

  1. Metodologia do Ensino Superior:

Reflexão sobre o processo educacional no Ensino Superior e sua importância no contexto social considerando o significado e o valor da metodologia no fazer docente do Ensino Superior.

 

  1. Vox Dei: Fundamentos Teológicos da Pregação Expositiva

Definição, natureza e teologia da Pregação Expositiva.

 

  1. Pregação Expositiva sob a perspectiva Linguístico-Funcionalista

Uma análise dos recursos da linguística funcionalista para compreensão e elaboração do sermão.

 

  1. Hermenêutica e Pregação

Elementos hermenêuticos fundamentais para a elaboração do sermão.

 

  1. Pregação Expositiva Cristocêntrica

Abordagem sobre a cristocentricidade, tanto no Novo Testamento quanto no Antigo, como característica imprescindível à autêntica pregação evangélica.

 

  1. Elaboração e Anúncio do Sermão Expositivo

análise de cada elemento do sermão expositivo.

 

  1. Pregação de Textos Veterotestamentários

Como pregar em textos do Antigo Testamento respeitando seus gêneros literários e Sitz im Leben.

 

  1. Pregação de Textos Neotestamentários

Como pregar em textos do NovoTestamento respeitando seus gêneros literários e Sitz im Leben.

 

  1. Pregação e Adoração

Uma análise da pregação como elemento contralador e centralizador da adoração cristã.

 

Pastor, Dr. Jilton Moraes - Graduação: Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências Educação e Teologia do Norte do Brasil, FACETEN (2013); Bacharel em Teologia, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, STBNB (1971); Mestrado em Teologia - STBNB (1983); e Doutorado em Teologia, STBNB (1993). Doutorado em Teologia - Notório saber - Escola Superior de Teologia, EST - (2013). É professor na área da Teologia Pastoral, atuando principalmente nas disciplinas: Homilética, Teologia e Prática da Pregação, Pregação Expositiva, Homilia e Comunicação, Laboratório de Pregação, Planejamento e Arquivamento na Pregação, Pregação e Adoração, Música e Pregação na Igreja, Variedade na Pregação Bíblica, Grandes Pregadores e sua Pregação, Pregação na Atualidade, Pregando Sermões Biográficos; Teologia da Missão da Igreja; Aconselhamento Pastoral, Administração Eclesiástica, Administração Educacional da Igreja, Programa de Educação Religiosa, Dramatologia, Jornalismo Cristão, Teologia da Família, Estágio Supervisionado e Orientação de Monografias. É autor de três livros didáticos na área da Homilética (pregação) que estão sendo usados como textos em disciplinas dessa área, estando um deles (Homilética, da pesquisa ao púlpito) em processo de tradução para o espanhol. É poeta e hinista, tendo várias de suas letras de hinos publicadas no Brasil e algumas, traduzidas para o espanhol o e inglês e publicadas nos Estados Unidos. Tem experiência pastoral, atividade desenvolvida na direção de igrejas e no exercício da capelania em IES.

 

 

Pastor, Dr. Alexandre Mendes, Sacha. – É pastor da Igreja Batista Maranata em São José dos Campos, SP e professor visitante em alguns seminários e conferências em áreas relacionadas à juventude, aconselhamento bíblico e ministério pastoral. Sacha é bacharel em Economia pela Universidade São Paulo, bacharel em teologia com ênfase em ministério pastoral pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida, mestre em Aconselhamento Bíblico – M.A. – pelo The Master’s College (Santa Clarita, CA, EUA), mestre em divindade – M. Div. – pelo Faith Bible Seminary (Lafayette, IN, EUA) e doutorando em ministério com ênfase em exposição bíblica – D. Min. – pelo Southeastern Baptist Theological Seminary (Wake Forest, NC, EUA). É co-autor dos livros “O Namoro e o Noivado que Deus Sempre Quis” (2013) e “Perguntas e Respostas Sobre o Namoro e Noivado que Deus Sempre Quis” (2015), ambos pela editora Hagnos.

 

 

 

 

Pastor, Mestre, Airton Williams - Mestre em Teologia Exegética do Antigo Testamento pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (2003), pós-graduado em Ciências da Religião e em Língua Portuguesa pela FACETEN, mestrando em Letras, com ênfase em Linguística Textual, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Áreas de Pesquisa: línguas bíblicas (hebraico e grego), exegese, teologia bíblica, gênesis, hermenêutica e teologia, e linguística textual, com pesquisa em Análise do Discurso, Intertextualidade e Interdiscursividade e Gramática Funcional. Autor de vários livros publicados pelas Editoras Fonte Editorial e Sebi. Pastor da Igreja Cristã de Confissão Reformada. Membro da Associação Brasileira de Conselheiros Bílicos.

 

 

 

 

 

Pastor, Mestre Flávio Ezaledo - Presidente da ABCB, Pastor e conselheiro bíblico da Igreja Batista da Fé em São José dos Campos – SP. Mestre em Teologia e Exposição Bíblica, com ênfase no Antigo Testamento, pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida, cursando Mestrado em Aconselhamento Bíblico no CETEVAP. Reitor e Professor de Teologia Bíblica do Antigo Testamento, Hebraico e Exegese do Hebraico no Centro de Estudo Teológico do Vale do Paraíba (Cetevap). Certificado pela BCF (Biblical Counseling Foundation).

 

 

 

Pastor, Mestre, Fernando Sousa - Vice-presidente, conselheiro, palestrante e coordenador de cursos da ABCB. Pastor da Igreja Batista Adonai em Osasco – SP. Coordenador acadêmico e professor do Seminário Batista Logos (São Paulo-SP). Mestre em Psicologia Educacional. Especialista em Psicologia Pastoral. Bacharel em Teologia e Licenciatura em Pedagogia e Filosofia.

 

 

 

 

 

 

 

Pastor, Mestre, Walace Juliare - Bacharel em Teologia pelo Seminário Biblico Palavra da Vida e pela Faculdade Sul Americana. Mestre em Ministérios Eletivos pelo SBPV, cursando Mestrado em Aconselhamento Bíblico no CETEVAP. Pastor do Templo Batista Biblico e Professor do Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pastor, Especialista Alex Wellington - Graduado em Bacharel em Teologia - Seminário Teológico Batista do Ceará (2005) e graduação em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (2010). Pós graduado em Teologia Bíblica pela Faculada Mauá - DF. é Exegeta Bíblico formado pela Sociedade de Estudos Bíblicos Interdisciplinares - DF. Atualmente é docente da Sociedade de Estudos Bíblicos Interdisciplinares. Conselheiro Bíblico. Pastor da Igreja Bíblica Reformada da Aliança IBRA

Allmen, J. J. Von.  O culto cristão: São Paulo: Aste, 1968.

Blackwood, A. W.  A preparação de sermões.  Rio: Aste/Juerp, 1981.

Braga, James. Como preparar mensagens bíblicas. São Paulo: Editora Vida, 2005.

Broadus, John O sermão e seu preparo. Rio: JUERP, 1960.

Jowett, John Henry. O pregador, sua vida e sua obra. Campinas: Editora Presbiteriana, 1969.

Liefeld, Walter L. Exposição do Novo Testamento, do Texto ao Sermão. São Paulo: Vida Nova, 1985.

Lloyd-Jones, Martyn. Pregação e Pregadores. São Paulo: Fiel, 1984.

Moraes, Jilton. Púlpito, pregação e música. (edição atualizada e ampliada) Rio: Convicção, 2011.

_______.Homilética do púlpito ao ouvinte. São Paulo: Vida. 2008

_______. Homilética da pesquisa ao púlpito. São Paulo: Vida. 2005

_______. A Cumplicidade na pregação. Reflexão e Fé. Ano 01, nº 01, agosto de 1999.

_______.A Música e a pregação no culto. Trabalho inédito, digitado. Recife:1992.

_______. Características da Pregação do Senhor Jesus. Trabalho inédito, digitado. Brasília: 2005.

_______. Grandes Pregadores. Coletânea de Textos. Trabalho inédito, digitado. Brasília 2006.

_______. Procura-se um pregador capacitado. Trabalho inédito, digitado. Brasília 2003.

Murray, Iain. O sistema de apelo. São Paulo: Pes, 1995.

  1. Turnbull (org.). Buenos Aires: Editorial Escaton, 1976.

______. & Sell, Charles. Pregando sobre os problemas da vida. Rio: Juerp. 1989.

Piper, John. A Supremacia de Deus na pregação. São Paulo: Shedd, 2003.

Robinson,  Haddon W. A pregação bíblica. São Paulo: Vida Nova, 1983.

Spurgeon, C. H. Lições aos meus alunos (3 volumes). São Paulo: PES, 1980.

Stott, John. Eu creio na pregação. São Paulo, Editora Vida, 2004.

_______. O perfil do pregador. São Paulo: Sepal, 1969.